>
Georges Schnyder (Diretor Executivo da editora 4 Capas) e Luciana Quintão (ONG Banco de Alimentos)
Ontem foi a festa do Melhores do Ano – Gastronomia da revista Prazeres da Mesa no Hotel Grand Hyatt (SP). A premiação começou com destaque para o universo dos vinhos e depois enveredou para o campo da comida.
Eu aqui vou começar com o que acho de mais importante nisso tudo. O melhor prêmio! Aquele que não é passageiro, que verdadeiramente faz a diferença; não na vida de quem frequenta um restaurante mas, principalmente, na de milhares de outras pessoas que hoje só querem mesmo é ter o que comer. Parabéns Prazeres da Mesa por ter criado esse prêmio já há muitas edições! Prêmio que faz total diferença para a alimentação no Brasil! E o Prêmio de Responsabilidade Social na Gastronomia vai para ONG Banco de Alimentos ! (acesse o link ajude e divulgue essa causa).
Ricardo Castilho (Diretor Editorial da Prazeres da Mesa)
Voltando ao começo da festa a abertura foi feita pelo diretor editorial da Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho. Logo vieram os prêmios de vinhos. Foram analisadas cerca de 200 cartas de restaurantes de todo o Brasil.
Melhor Carta de Vinhos – Brasileiro – Aprazível /RJ
Melhor Carta de Vinhos - Chileno – Amadeus Alimentos/BH
Melhor Carta de Vinhos – Português – Adega Santiago/SP
Melhor Carta de Vinhos - Argentino – Baby Beef Rubaiyat e A Figueira Rubaiyat /SP
Melhor Carta de Vinhos – custo/benefício – Varanda Grill/SP
Melhor Carta de Vinhos – variedade de rótulos – Durski (Curitiba – PR)
Prêmio Grande Excelência – premiadas 17 casas que primam pela boa escolha de seus vinhos, armazenamento adequado e bom serviço
Encerrando a premiação de vinhos, hora de falar de comida, de quem a faz e serve.
Brigada de Ouro – Parigi/SP
Artesão da Gastronomia – AMMA/BA
Dos 3 baristas finalistas a escolhida foi Isabela Raposeiras Coffee Lab /SP
O Barman do Ano foi Marcelo Serrano (à esquerda) que prepara drinks no MyNy Bar /SP eleito Bar do Ano
Categoria Sommelier deu empate entre um homem e uma mulher – Tiago Locatelli (Varanda Grill/SP) e Jô Barros (Dui/SP)
Foram 4 finalistas para Banqueteiros do Ano e quem levou foi Adriana Cymes (Buffet Arroz de Festa /SP)
A chef Mara Salles (Tordesilhas /SP) entrega o prêmio de melhor Restaurante de Cozinha Brasileira. E aqui uma amostra de como a cozinha brasileira anda em boa sintonia. O prêmio foi para o Oficina do Sabor (Olinda/PE) do chef César Santos; mas quem recebeu em seu lugar, porque ele não pode comparecer na festa, foi o chef Carlos Ribeiro do Na Cozinha/SP que também era finalista da categoria.
Restaurante do Ano – Tre Bicchieri /SP
O chef Eudes Assis – restaurante Seu Sebastião – Maresias /SP (centro) entrega o prêmio de Chef Revelação, empate entre Ivo Lopes – Due Cuochi /SP (à esquerda) e Thiago Castanho – Remanso do Peixe (Belém – PA)
Na categoria Chef Pâtissier deu Carole Crema do La Vie en Douce /SP
A Personalidade do Vinho desse ano é Carlos Cabral, que recebe o prêmio das mãos de Claudia Esquilante (colunista da Prazeres da Mesa)
O Chef do Ano é Pascal Valero – Kaá /SP
A Personalidade da Gastronomia do Ano foi o chef Alex Atala, que estava em evento fora do Brasil, mas enviou seu representante e braço direito na cozinha Geovane Carneiro